
Bom amigos, como viram a primeira maquete havia sido um sucesso, porém passado algum período, resolvi alterar de forma drastica a querida linha. A proposta era permitir uma linha auxiliar ao loop interno que permitiria a manobra de composições mais longas, o que obrigaria a criar uma passagem de nível e um cruzamento em nível. No projeto até que parecia razoável. Comprado alguns complementos e iniciada a parte de carpintaria, seguiu-se o novo assentamento. Sem percalços na primeira fase seguiu-se a decoração. Ai esbarrou-se no problema. Quando voce projeta um traçado, todo na verdade se encaixa em sua execução, mudanças são complicadas e o inevitável ocorreu, "a obra parou".
Com isto surgiu-se um problema obvio não era possivel progredir nem voltar a forma anterior. O que aconteceu dai para frente foi cobrir a obra inacabada para evitar maiores comprometimentos. Passado um ano e algumas mudanças necessárias só restou desmontar todo o traçado, encaixotar tudo, desfazer a parte eletrica e simplesmente encerrar a mudança. Assim do que restou, o tampofoi serrado para o descarte. Era o fim da 2ª maquete. Porém como Fênix. o 3º traçado estava por vir.

própria frateschi que possui um livro muito bom chamado "Ferrovias para você construir". Se você é marinheiro de primeira viagem eu recomendo. O primeiro passo foi construir o tablado, na época ele media 1,60 x 2,20, um tamanho muito bom. A estrutura de baixo foi feita de metalon com rodinhas. Muito útil para o deslocamento enquanto se trabalha e a
parte superior de madeira compensada de 10 mm. Um tablado deste é relativamente barato e útil pois posteriormente detalho mas caso voce deseje mudar a sua maquete, basta trocar o compensado. Apesar da inicial dificuldade de monstagem do circuito, usei trilhos rigidos, mas dou uma sugestão tão logo tenha um pouco de habilidade use trilhos flexiveis. Recomendo comprar algumas ferramentas básicas para o trabalho: impossivel trabalhar sem uma microretífica, voê pode usar uma sem fio ou com fio, mas recomendo uma com boa quantidade de rotações uso uma que atinge 30 mil rotações/minuto. Recomendo também comprar um martelo de vidraceiro, voce vai precisar para assentar os trilhos. Outras ferramentas são costumeiras alicate de bico, de corte, chaves de fenda, tudo isto terá utilidade na primeira fase de assentamento.




