A 3ª maquete a definitiva (por enquanto) - O relevo.



Desculpem amigos se nao dava noticias foi uma questão de tempo. Enfim voltei. Bom no ano passado resolvi retomar a construção da 3ª maquete, casa nova, ja havia deixado o espaço reservado. Da Segunda maquete so sobrou a estrutura metalica que apesar de nao ser excelente é funcional. Tve a oportunidade de construir uma bancada dobravel, o que é conveniente. Assim as reformas ficavam mais faceis. Bom "não cometerás erros" esta foi a decisão, fundamental, traçado plano, com material que ja existia, rodante tambem, a ideia era criar tres circuitos distintos, dois controladores e amvs interligando. Apesar de simples para quem ja tinha experiencia, ela não era para um novato. Resolvi investir um pouco mais na parte eletrônica. A grande novidade seria os desengates eletro-magneticos, que ja fora testados na 1ª maquete mas o resultado naquela epoca tinha deixado a desejar. Porém algumas técnicas foram aplicadas e o resultado eu julgo excelente.

O relevo, todo ferreomodelista tem este problema, você já leu nos posts anteriores, a primeira técnica que havia usado era papel e cola. è uma técnica boa porém achei muito demorada e o resultado deixava a desejar em alguns aspectos. Outro problema eram as curvas de nível.

O primeiro ponto de destaque tenho que fazer com relação ao relevo peço desculpas por não ter fotografado as fases para mostrar, mas vou detalhar o máximo possivel.




Bom a técnica aplicada é simples, e ai vai a receita de bolo. Foram utilizadas placas de isopor de 10mm, cortadas ja no formato desejado mas sobrepostas e coladas, voce forma uma pilha, em seguida com auxilio de um ferro de solda molde tendo o cuidado de aparar as ementas.

Em seguida lixe, nao é necessário muito cuidado.

O pulo do gato vem agora, aplique uma camada de gesso e deixe secar.isto resolve as imperfeições e permite um acabamento melhor.


O proximo passo foi aplicar a pintura de fundo, usei tinta látex, no caso usei cor de cerâmica.

Novo passo ai vem cola, aplique com trincha. e aplique a vegetação.

Um adendo, a vegetação voce pode comprar pronta ou como todo ferreomodelista conhece serragem peneirada e pigmentada com tinta xadrez. faça varios tons.

Uma vez aplicado, voce verá que tudo esta muito uniforme, ai entra o seu trabalho. Com auxilio de uma escovinha retire em alguns pontos o excesso, na natureza a vegetação não é tão uniforme.

Outra dica, aplique tinta látex de cores claras com areia e escuras como cinza, fazendo as incrustrações de rocha.

O resultado julgo muito bom, você pode construir tuneis, morros, o que precisar. Estou postando algumas fotos do relevo acabado. Até a próxima.