Uma cerca chamada alambrado.

Um dos desafios do ferreomodelismo é encontrar o material adequado para uma construção. Em minha maquete já coloquei alguns alambrados, mas sempre tive a vontade de produzir sob demanda. confesso que nunca havia tentado pois soldar arames de aço demandam maçarico, e acho trabalhoso. Porém ao conversar com um proprietário de casa de material elétrico sobre assuntos que não o ferreomodelismo o mesmo fez um comentário que me chamou a atenção. Os fios usados em instalação externa de telefonia os chamados FE 100 e FE 160, possuem um núcleo de aço e revestimento de cobre.


Aquela observação foi o que faltava. Os fios FE são bastante rigidos por causa do aço porém o revestimento de cobre faz com que ele aceite solda. "Presto" foi o que faltava e nunca tinha relacionado. Os fios são suficientemente rigidos e podem ser soldados. Com um pedaço de 60 cm de fio descasquei ele como um todo, e parti para a construção, fiz um pequeno gabarito de soldagem para que os fios ficassem perfeitamente alinhados e o espassamento ficasse correto. Rapidamente fiz a solda que o foi aceita muito bem, em seguida apliquei tinta acrilica fosca com o aerógrafo.
Para a tela usei uma tira de tule e aqui vai uma dica, nem tente cortar com tesoura, usei um gabarito feito de alumínio (uma regua fina de aluminio  2 cm de largura) e cortei com um bisturi. Fica perfeito e alinhado, pois o tule escorregada bastante. Em seguida foi so colar o tule com a famosa cola de cianocrilato, vulgo super bonder. Nunca mais compro alambrado. Tempo de execução, uma hora, custo 0,20 centavos de tule (da para uns 20 alambrados de 40 cm). 60 cm de fio FE de telefonia, 0,80 centavos. Alegria de ver um alambrado pronto, não tem preço.