A fonte de energia.

Caros amigos, a medida que nossas maquetes crescem a demanda de energia aumenta e mais cedo ou mais tarde a tensão começa a apresentar seus primeiros problemas. O grande ferreomodelista Balan de Curitiba cantou a pedra e segui o conselho: usar uma fonte de computador que fornece 12 volts com qualidade.
Assim fui a empreita, tinha em casa uma fonte nova e ao ligar..... não funcionou, pensei esta queimada, porém lembrei de um detalhe importantíssimo sendo este o motivo do post.


As fontes de pc possuem uma chave na placa mãe que aciona a fonte apenas quando ela esta conectada. O processo é simples. o conector da placa mãe possui dois fios que acionam a fonte, um fio verde e um preto. 
Veja no conector, uma vez identificado você deve colocar um fio criando uma ponte entre os dois conetores, ou seja ligue o conector verde ao preto. Faça um teste por exemplo com um clip. Uma dica cuidado com os testes e não feche curto errado. Use sempre um multímetro para verificar a tensão.
Uma vez ligado você verá que a fonte vai funcionar. A seguir vamos achar os fios de 12 volts.
Esta é a parte fácil. os fios amarelos são as fases de 12 volts e o preto o negativo. Se você quiser 5 volts, use o preto e vermelho.
Na minha maquete Ituty ainda fiz um pequeno detalhe, ha algum tempo estava comprando leds e achei um dimmer de 12 volts, acho que era para luz de cortesia de carro, enfim algo que custou 10 reais apenas, mas não usei.

 Assim aproveitei que a fonte do pc não tinha regulador e instalei o dimmer. Assim posso regular inclusive a intensidade da iluminação. Na foto abaixo você vê parte da mesa de controle com as chaves de iluminação e o dimmer em destaque.
Do lado esquerdo estão as chaves e uma mapa com leds indicadores das lampadas e sinaleiros ligados. Na mesa de controle não estão aparecendo os controles de desvios (amvs) que continuam alimentados por uma fonte da frateschi que permite inclusive o uso do traçado em modo analógico.