Vapor Digital

Uma das maiores dificuldades em converter locos analógicas em digitais é o espaço. De todas as minhas locos a única que era analógica era uma Ten-Wheeler Mogiana. Depois de muito sofrimento, resolvi converte-la. Além do espaço a maquina possui projeto peculiar. Para começo ela possui dupla alimentação, uma no tender e outra na locomotiva como mostra na foto abaixo a alimentação dos rodeiros, que também alimentam a lâmpada frontal da maquina.


O Decoder usado foi da Ane, então depois de experimentar o único lugar que pode-se esconder é na cabine da loco. A fiação deve passar de fora para dentro, então foi necessário criar uma passagem para os fios.

Utilizando uma broca fiz um pequeno furo na "caldeira" da loco criando uma passagem o decoder foi camuflado no interior da cabine sendo necessário desmontar.a mesma, porém no projeto da frateschi isto é simples..
Na foto acima da para ver o decoder com a fiação passando para dentro da loco. Uma coisa importantíssima, mantive a dupla alimentação, assim os fios tanto do tender como da loco foram ligados ao Decoder assim como o motor e lampada. A ligação esquemática é igual a todos os decoders. Preto e vermelho alimentação. Cinza e laranja ligados ao motor, azul, branco e e amarelo iluminação. Para encobrir o decoder foi enrrolado em isolante preto.

A ligação é o ponto crítico, a foto abaixo foi um dos inúmeros testes de contato. Nesta fot tinha acabado de testar só com a alimentação frontal, não funcionou. Então veja as setas, as duas setas azuis indicam os fios de alimentação do tender, eles foram ligados na entrada de alimentação da loco (seta azul a esquerda.  e ficaram com dupla alimentação, como é na loco original)

Por fim loco fechada, e decoder escondido na cabine. .